O fundador do Spotify, Daniel Ek, decidiu apostar entrar de cabeça no ramo da saúde por meio da Neko Health, uma startup sueca especializada em varreduras corporais usando inteligência artificial (IA).
O executivo, que também foi o cofundador da startup junto com Hjalmar Nilsonne, declarou em uma postagem recente no LinkedIn que depois de “quatro anos de intensa pesquisa e desenvolvimento” está lançando oficialmente um novo sistema que “ajuda as pessoas a se manterem saudáveis” usando medidas preventivas de detecção de doenças.
Para isso, a empresa criou um scanner de corpo inteiro capaz de detectar e monitorar, por exemplo, o crescimento de marcas de nascença, erupções cutâneas e manchas da idade.
O scanner corporal de 360 graus vem equipado com mais de 70 sensores.
Eles conseguem coletar dados de mais de 50 milhões de pontos sobre pele, coração, vasos, respiração, microcirculação e mais.
Esses dados são analisados por um sistema de autoaprendizagem alimentado por IA, que mostra os resultados obtidos para médicos e pacientes.
Os clientes obtêm os resultados na hora marcada e podem até acompanhar o processo pelo celular em um aplicativo.
As varreduras de corpo inteiro levam apenas alguns minutos e já estão abertas ao público na Suécia pelo equivalente a R$ 980 na cotação atual (ou 2 mil coroas suecas).
Segundo o The Verge, a agenda para realizar o exame, no entanto, já está lotada. Outro tipo de scanner inteligente da empresa também consegue detectar anormalidades na função cardíaca, pressão sanguínea e pulso do paciente.
Rumores sobre a entrada de Daniel no ramo da saúde já vinham circulado desde novembro do ano passado. Por enquanto, ainda é cedo para dizer qual será o impacto da tecnologia criada pela Neko Health, mas a novidade é promissora.